sobre o inesc

O INESC

O INESC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores é uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, dedicada à educação, incubação, investigação científica e consultoria tecnológica.

O INESC foi constituído em 1980, tendo-se afirmado como um modelo de referência na relação Universidade-Indústria. O INESC foi a primeira instituição a demonstrar que, na atividade socioeconómica de um país com um grau de desenvolvimento como o de Portugal, há lugar para a Investigação e Desenvolvimento.

O reconhecimento da valia da atividade desenvolvida pelo INESC conduziu à declaração de Utilidade Pública no ano de 1987.

São associados do INESC: o Instituto Superior Técnico (IST), o Grupo Portugal Telecom (PT), a Universidade de Lisboa (ULisboa), a Universidade do Porto (UP), a Universidade de Coimbra (UC) e os Correios de Portugal, S.A. (CTT).

Participação associados

O INESC produz ciência e tecnologia que compete e lidera em mercados nacionais e mundiais e forma recursos humanos de reconhecida qualidade científica e técnica, motivados para apostar nas capacidades nacionais e na modernização de Portugal. Os resultados que o INESC tem vindo a alcançar são exemplares na demonstração do nexo - claramente positivo - entre ciência, tecnologia e economia.

Mesmo em contextos económicos particularmente adversos, o INESC tem dado, com determinação, o seu contributo para a construção de um Portugal moderno, de uma economia sólida e de uma sociedade de qualidade.

A privilegiada ligação do INESC às universidades e ao mundo empresarial constitui um contributo para a aproximação do sistema de ensino científico e tecnológico às necessidades do tecido económico e social. A estratégia e os objetivos do INESC assentam em três ideias fundamentais:

» Excelência científica e tecnológica
» Mérito económico
» Sustentabilidade e crescimento

O INESC apresenta atualmente uma estrutura tipo “holding”, com associadas dedicadas a atividade na área científica e tecnológica e um conjunto de outras participações onde se situam atividades de contorno tipicamente empresarial.

A estrutura tipo “holding” adotada pelo INESC é um modelo de diversidade, complementaridade e liberdade criativa que produz contribuições únicas para a construção de um Portugal moderno, de uma economia sólida e de uma sociedade de qualidade.